top of page

Guia das Tulipas vol. 1

Atualizado: 25 de ago. de 2022



As tulipas são flores encantadoras e apesar de ser um símbolo da Holanda, elas são plantas originárias da antiga Pérsia que foram levadas ao país europeu em 1593, pelo botânico Carolus Clusius.


Mas nessa história nem tudo são flores, literalmente. Afinal, foram as tulipas as maiores causadoras da queda da bolsa da Holanda em 1960, passando a ser item de luxo naquela época, dando início ao que chamamos de bolha financeira. Se você quiser saber mais sobre esse acontecimento, recomendo a leitura desse artigo que explica como tudo aconteceu.


Bom, esse breve resumo da história das tulipas não foi atoa. Agora que você já sabe qual a origem dessas flores, devo te dizer que ter uma espécie dessas no Brasil demanda um pouquinho mais de paciência já que o nosso clima e solo não favorecem muito seu cultivo.


Isso significa que devo desistir de ter tulipas no meu projeto de paisagismo, Alberto? Claro que não, e é por isso que hoje trago para você esse guia das tulipas que vai te mostrar tudo que é necessário para ter essa preciosidade no seu jardim, área externa ou qualquer que seja a demanda paisagística.


Quer saber mais? Então vem comigo!


Plantio



E para dar início a esse guia das tulipas mais que especial, gostaria de estar começando falando de como é o plantio dessas flores que deve ser feito durante o outono. E por que nessa estação?


Vou te explicar! As tulipas são flores bulbosas, ou seja, se desenvolvem a partir de bulbos que precisam ser plantados em épocas frias para se desenvolverem. Depois de plantadas no solo, essas plantas precisam permanecer em um local fresco e sem muita exposição solar.


Sabendo disso, é preciso escolher onde os bulbos serão plantados, podendo ser diretamente no solo ou em vasos. Essa decisão precisa ser tomada com base nas especificações do lugar e também na preferência do cliente, mas só o paisagista pode determinar qual é a melhor opção para o plantio.


Uma curiosidade é que se for escolhido que as tulipas sejam cultivadas em canteiros, é importante que a planta não dispute lugar com mais nenhuma outra espécie, o que pode acabar comprometendo seu crescimento.


Escolha feita, é hora da jardinagem entrar em ação, que é o trabalho feito por um jardineiro profissional. Nessa etapa, começa todo um trabalho de preparação da terra e conferência para ver se aquele lugar realmente está adequado para as tulipas se desenvolverem.


Etapas do Plantio


1 - Escolha dos bulbos: uma curiosidade sobre os bulbos é que geralmente eles são importados da Europa, sendo possível adquiri-los em lojas especializadas em jardinagem. Em média, cada bulbo pode chegar a produzir até quatro caules e flores.


Na hora de escolher os bulbos de tulipa é importante prestar atenção quanto à consistência e firmeza da pequena raiz, elas precisam estar firmes de pele marrom-clara e semelhante a casca de cebola.


2 - Preparação do solo: a melhor época para plantar as tulipas é no outono, e a melhor hora é durante a noite ou pela manhã, quando o solo está mais frio.


A terra precisa estar limpa, então caso necessite é preciso retirar qualquer pedra ou resto de plantas que possam atrapalhar o crescimento da tulipa naquele local.


3 - Plantio dos bulbos da tulipa: o plantio pode ser feito em vasos ou em fileiras no solo, tudo vai depender de como o projeto paisagístico foi desenvolvido e quais as condições para o recebimento da planta no local.


A profundeza do buraco vai depender do tamanho do bulbo, quanto maior ele for, maior precisa ser o buraco. Em média são 20 centímetros de profundidade, e de 10 a 15 centímetros de distância entre um bulbo e outro.


4 - Regação: depois de plantar os bulbos e cobri-los com terra, é hora de começar a cuidar para que as tulipas se desenvolvam.


Para isso, a rega precisa ser feita com moderação, com cuidado para não molhar demais o solo e deixar a planta encharcada, pois isso pode fazer com que a tulipa acabe morrendo.


Portanto, é necessário regar a planta somente quando o solo estiver muito seco, utilizando pouca água com auxílio de borrifador ou regador, para que não haja risco de encharcar a terra.


5 - Fertilização: a fertilização pode ser realizada a partir da terceira semana após o plantio da tulipa, podendo ser feita outra vez no começo da primavera.


Se a espécie da flor for anual, o uso de fertilizantes não é necessário.


Crescimento



Com os cuidados certos, as tulipas podem começar a florescer mostrando sua beleza única e encantadora após dois meses do plantio.


É importante se atentar a qualquer sinal que indique que a planta não vai bem, como o não desenvolvimento dos bulbos, aspecto do caule, não florescimento e ataque de pragas na plantação.


Para qualquer um desses problemas, o jardineiro deve estar presente para solucionar e ver qual a melhor opção do que pode ser feito.


Enquanto isso, para que a tulipa cresça saudável e se desenvolva bem, os cuidados básicos são:


  • A tulipa deve ficar em um lugar arejado e bem iluminado, mas sem muita exposição solar. Deixe que elas tomem sol apenas pela manhã;


  • Durante o período de estiagem, somente borrife um pouco de água sobre as tulipas em desenvolvimento;


  • Se as tulipas apresentarem manchas marrons nas folhas pode ser que elas estejam doentes. Nesse caso, desinteresse o bulbo da planta em questão e jogue-o fora antes que contamine as outras plantas;


  • Caso as tulipas sejam atacadas por pulgões, um borrifador de água pode ajudar a controlar a invasão desses bichos.


Manutenção



As tulipas foram plantadas, cresceram, floresceram, mas e agora Alberto? Bom, agora nosso guia das tulipas entra na terceira fase de cuidados para que essas flores continuem esbanjando alegria e beleza para o nosso espaço.


Essa etapa é chamada de manutenção e consiste na observação e cuidados com os bulbos das tulipas pós floração.


Poda


Depois da floração é importante fazer a poda das flores mortas e das folhas amareladas para que, dependendo da espécie, a tulipa volte a florescer no futuro.


Para isso, é necessário cortar o topo da flor quando ela estiver murcha, deixando o caule por mais seis semanas, até que as folhas comecem a amarelar para serem podadas também. Lembre-se de marcar o local que a planta estava para encontrar os bulbos depois.


Desenterrando o bulbo


Se a espécie da tulipa escolhida for anual, significa que o tempo de vida dela é de apenas um ano. Nesse caso, é preciso que o bulbo da planta seja retirado para que novas plantas sejam plantadas no local.


Já as espécies perenes são aquelas que podem voltar a florescer no futuro. Sendo assim, quando o bulbo for retirado da terra, ele pode ser guardado para que o replantio seja feito no próximo outono.


Guardando os bulbos


Caso a tulipa não seja anual, significa que ela tem a chance de ser replantada. Para isso, deve-se desenterrar o bulbo, lavá-lo, deixar que ele seque, enrolar em um papel toalha e guardá-lo em um local sem iluminação, como em uma gaveta.


Se as tulipas estiverem plantadas em vasos, é só movê-las para um lugar fresco e deixar a planta descansar por alguns meses antes da chegada da primavera.


Replantio


O replantio das tulipas pode ser feito no outono ou no inverno, assim como o plantio. O bulbo deve ser plantado em uma mistura de 5 centímetros de terra, composto orgânico e areia em um local onde tenha luz solar.


Feito isso, os cuidados devem ser os mesmos que falamos anteriormente durante o crescimento, sempre se atentando para não deixar o solo encharcado de água e a planta com muita exposição solar.


Informações adicionais



Gostaria de destacar que não são todas as espécies de tulipas que vão precisar de replantio, algumas podem continuar em seus lugares para florescerem na próxima primavera e outras simplesmente precisam ser retiradas porque seu tempo de vida acabou.


Geralmente as espécies que têm maior probabilidade de florescerem novamente na primavera são: tulipa viridiflora, tulipa negra, tulipa crocus, tulipa olympic flame e tulipa peppermint stick.


Outro fator que não podemos esquecer é a questão do clima, lugares mais quentes são menos propícios para o desenvolvimento das tulipas, mas não é impossível. Por isso, a jardinagem e o acompanhamento do jardineiro se tornam essenciais para que as plantas cresçam e floresçam com saúde.


E é com bastante carinho que finalizo esse guia das tulipas tão importante, espero que de alguma maneira eu tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre como manter essas flores tão especiais.


Em casos de dúvidas, deixe suas questões nos comentários que eu vou ficar muito feliz em respondê-las!


E se você gosta desse tipo de conteúdo, continue com a gente aqui no blog para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo do paisagismo e jardinagem.


Não deixe de conferir também, os meus últimos projetos neste link!



Um grande abraço!


banner-lateral.jpg
Workshop com turmas limitadas

Conheça e faça sua reserva pelo site. Turmas exclusivas, com foco em estudos do universo paisagístico, ótimo para estudantes e recém formados em Arquitetura, Design, Agronomia e áreas afins.

Conheça
Posts Recentes
Categorias
bottom of page