top of page

Qual a diferença entre paisagismo e jardinagem?

Atualizado: 24 de ago. de 2022



O conceito de paisagismo e jardinagem podem até ser confundidos, por ambos se tratarem da mesma temática que é a de jardins, plantas e paisagem. Mas saiba que paisagismo é uma coisa e jardinagem é outra completamente diferente.


Enquanto a jardinagem está mais ligada ao cuidado e manutenção das plantas, o paisagismo é considerado uma abrangência da arquitetura, onde planejamos e criamos estratégias de projetos para áreas externas.


Em resumo, enquanto um cria e planeja o que será feito na área verde que é caso do paisagista, o outro executa e coloca a mão na massa para tirar o projeto do papel e entrar em ação - no caso, o jardineiro.


Portanto, podemos dizer que mesmo que os dois termos se diferenciem, eles estão completamente coligados e um depende do outro para um projeto paisagista ter sucesso.


Ficou confuso? Calma, que vamos falar mais aprofundado sobre a diferença entre paisagismo e jardinagem para entendermos melhor essa ligação das duas áreas. Vamos lá?


Quais as diferenças entre paisagismo e jardinagem?



O paisagismo envolve todo o processo de estudo, projeção e planejamento dos espaços livres, sejam eles internos ou externos. Para isso, o paisagista deve levar em consideração a harmonia entre a natureza e as pessoas, desenvolvendo uma estética funcional para tornar o espaço mais harmônico.


Em lugares com pouca área verde, por exemplo, o projeto de paisagismo pode ser implementado visando tornar aquele ambiente mais próximo da natureza, mesmo que o espaço seja menor.


Nesse caso, o paisagista precisa fazer um estudo aprofundado daquela área para projetar o paisagismo de acordo com as especificações que aquele lugar precisa. Além de planejar, o profissional também precisa entender sobre botânica e solo, para assim indicar quais são as melhores plantas para serem utilizadas naquele projeto.


O trabalho do jardineiro


Depois de pronto e aprovado, o projeto precisa entrar em ação. É exatamente nessa hora que a jardinagem começa. Podemos compreender então, que essa técnica é o momento de ação do paisagismo, que é quando a prática do plantio, cultivo e manutenção começam a ser executados, para então, o projeto paisagístico começar a ganhar vida.


A jardinagem é executada pelo jardineiro, e é esse profissional que vai ser o responsável pela dedicação às tarefas que envolvem cuidados com as plantas e o solo, para que a vegetação se desenvolva saudável.


Entre as principais funções que envolvem a jardinagem estão:


  • Plantio;

  • Irrigação;

  • Cuidados com o solo;

  • Limpeza e manutenção;

  • Rotina de adubagem, rega, poda;


Visto tudo isso, fica fácil compreender porque o paisagismo e a jardinagem se complementam, pois o sucesso de um depende do outro e quando essas duas técnicas estão associadas, a possibilidade do projeto ter sucesso é muito maior.


Funções de um paisagista


A profissão de paisagista vem crescendo nos últimos anos. Para se tornar um profissional dessa área, o interessado pode ter graduação em Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Design ou optar por um curso técnico de paisagismo.


Entre as habilidades que um paisagista precisa ter estão principalmente a criatividade e sensibilidade para combinar plantas e elementos de acordo com as vontades do cliente e necessidades do local.


Um trabalho de paisagismo não deixa de ser uma arte, portanto saber combinar elementos é essencial para que o profissional execute o projeto da melhor forma.


O paisagista deve compreender e entender as necessidades do local onde o projeto de paisagismo será implantado, isso envolve verificar a incidência de luz, solo, frequência de chuva, umidade e uma série de especificações do ambiente.


A seguir, separamos alguns tipos de projetos que um profissional de paisagismo pode planejar:


Paisagismo de Exteriores


O paisagismo de exterior é o mais conhecido e consiste na criação de jardins externos basicamente.


Há uma variedade de tipos de jardins que podem ser criados, tudo vai depender das condições do local, vontade do cliente e espaço disponível para que o projeto seja executado.


Paisagismo de Interiores


O paisagismo de interior, também conhecido de plantscaping, é aquele feito em locais fechados, onde o paisagista precisa estudar e entender como alocar as plantas de um jeito harmônico e arquitetônico naquele local.


Paisagismo Urbano


Esse é o tipo de paisagismo executado em grandes áreas de centros urbanos, geralmente feito em praças e parques.


Aqui, o objetivo é o de integralizar a natureza de forma harmônica com a sociedade, com a criação de áreas de lazer, campos e espaços de contemplação, por exemplo.


Paisagismo Rural


Nesse tipo de paisagismo, são executadas ações de conservação e preservação voltadas para o campo, de forma que o equilíbrio do ecossistema não seja atingido.


Conheça alguns projetos de paisagismo


Depois de falar tanto sobre paisagismo, é natural surgir aquela vontade de saber como é de fato um projeto de paisagismo.


Por isso, trouxe alguns exemplos de projetos feitos por mim para você ter uma ideia de como é esse trabalho. Veja só:


Fazenda 3D


O primeiro exemplo é o vídeo do projeto em 3D feito para uma fazenda, e por isso podemos dizer que se trata de um paisagismo rural.


Nesse caso, o objetivo foi o de integrar lazer, não esquecendo de preservar a diversidade de área verde do local. Veja só como ficou!



Jardim vertical


Uma das vantagens de um jardim vertical é a versatilidade. Eles podem ser colocados em vários lugares, independente do tamanho.


Nesses dois exemplos a seguir, você pode perceber que eles foram adicionados em lugares externos de lazer e como as plantas são distribuídas de forma harmônica com o local:






Já nesse próximo exemplo de projeto 3D para o Coco Bambu, podemos perceber que o jardim vertical se encontra em uma área menor e interna, com plantas escolhidas especialmente para o tipo de ambiente:



Área de lazer


E por último, fica o exemplo do projeto 3D completo da área externa de uma casa, onde além da área de lazer foi projetada também, a fachada residencial, o que foi super aprovado pelo cliente.



Além desses exemplos, você pode conferir uma série de outros projetos realizados por mim aqui na Aberto Farnese Paisagismo, tanto para clientes comerciais quanto para residenciais. É só clicar nesse link.


Bom, por hoje é só! Se você gosta de conteúdo relacionados a paisagismo e jardinagem, continue comigo aqui no blog. Meu objetivo é compartilhar com vocês nosso trabalho, que é a nossa grande paixão. Um abraço!


- Alberto.

banner-lateral.jpg
Workshop com turmas limitadas

Conheça e faça sua reserva pelo site. Turmas exclusivas, com foco em estudos do universo paisagístico, ótimo para estudantes e recém formados em Arquitetura, Design, Agronomia e áreas afins.

Conheça
Posts Recentes
Categorias
bottom of page