top of page

Como cuidar de um jardim vertical

Ótimo: você instalou um jardim vertical na sua casa. Mas e agora, como cuidar? Água, poda, e nutrição do substrato - tudo isso é muito importante e prolonga a vida útil do seu quadro verde.


Hoje vim falar sobre isso: como cuidar diariamente de um jardim vertical, levando em conta esses fatores. Não é nada muito complexo, mas é muito importante manter esses cuidados.


Começando:


1 - Rega do jardim vertical


A rega de um jardim vertical é muito difícil de fazer manualmente. Veja só essa foto de um projeto residencial:



Como regar uma parede dessas com um regador? Você perderia o dia inteiro, o muro é alto demais para regar sem escada e as plantas são de espécies diferentes: cada uma pode ter necessidades diferentes de rega, como o período e a quantidade de água.


Dessa forma, cada espécie recebe a quantidade de água necessária. Porém, ao montar seu jardim vertical nesse modelo, é interessante escolher as espécies certas para deixar o processo de irrigação mais fácil.


Não misturar plantas que gostam de água com outras que não gostam é fundamental para diminuir o trabalho e melhorar a aparência do jardim.


Existe outro tipo de jardim vertical que é mais simples e não requer um sistema tão sofisticado de irrigação. Veja esse outro exemplo de um projeto meu:



Nesse caso, são alguns vasos de samambaia, plantas que naturalmente gostam bastante de água. Você pode regá-las diariamente, direto com o regador e borrifador, ou investir em um sistema de irrigação mais simples.


Existem produtos que fazem o gotejamento através de estacas e temporizadores para ajustar a frequência das regas. Esse é um jeito simples - bem mais simples - de manter a rega em dia sem precisar perder muito tempo.


2 - Poda e manutenção geral do jardim vertical


Jardins verticais bem grandes e com sistema de irrigação já funcionando não vão precisar de uma manutenção constante, feita todo mês ou toda semana.


Eles são construídos para crescer livremente dentro do design, e vão precisar de um acompanhamento anual - às vezes duas ou no máximo três vezes por ano.



A nossa equipe faz a manutenção principalmente nas raízes, que se proliferam bastante e prejudicam o trânsito de nutrientes por toda a parede verde.


Essa é a parte mais urgente. Folhas secas e mortas não são muito comuns, porque se elas aparecerem, é porque as raízes já estavam precisando de manutenção há algum tempo.


Mas essas paredes verdes normalmente vão pedir menos manutenção mesmo. Outro tipo de jardim é esse aqui:



Nesses, com menos plantas e com elas concentradas em vasos, a poda também é necessária de vez em quando.


Nesses casos, a irrigação é normalmente feita de forma manual, pelos próprios moradores. Aí a situação é um pouco diferente, pois perdemos a exatidão que um sistema automatizado traz.


Algumas folhas podem secar e ficar doentes por conta desse estresse, mas isso é completamente natural - não significa que a planta vai morrer nem nada disso. Isso é o que faz a poda ser necessária nesses jardins verticais menores.


Para podar, faça o seguinte:


  • Identifique folhas secas, mortas ou com marcas de fungos ou doenças. Pode sempre em um ângulo de 45º


  • Se algum galho está crescendo “para o lado errado”, algo comum em jibóias e trepadeiras, também é necessário podar para manter a planta na direção esperada;


  • Faça a poda no outono ou no inverno - no verão, as plantas vão crescer mais devagar se você fizer a poda;


  • Plantas floríferas devem ser podadas depois da floração;


  • Flores mortas precisam ser podadas;


3 - Adubação do jardim vertical



Nesse processo também entra a adubação do jardim, cuidando para que o substrato esteja sempre muito bem nutrido para que as plantas atinjam seu potencial máximo.


A adubação também é feita nessa etapa de acordo com o tipo de plantas presente no seu jardim vertical. Um jardim com plantas exclusivamente verdes vai requerer uma proeminência de cálcio, por exemplo.


Também é necessário levar os nutrientes fundamentais, como o fósforo, nitrogênio e potássio. Essa mistura, chamada de NPK, pode ser encontrada em casas agropecuárias e são vendidas na internet também.


A adubação é feita diretamente no vaso ou nos vãos do PVC, dependendo do layout do seu jardim. É só colocar uma colher de sopa bem cheia em cada vaso que a irrigação faz o resto do trabalho.



Esses são os cuidados básicos para ter com o seu jardim vertical. Segui-los é muito importante para manter a beleza e a saúde das suas plantas, desde os jardins mais complexos até os mais simples.




- Alberto.


banner-lateral.jpg
Workshop com turmas limitadas

Conheça e faça sua reserva pelo site. Turmas exclusivas, com foco em estudos do universo paisagístico, ótimo para estudantes e recém formados em Arquitetura, Design, Agronomia e áreas afins.

Conheça
Posts Recentes
Categorias
bottom of page