top of page

Quais as melhores plantas para um jardim vertical?




Montar um jardim é uma experiência incrível - revolucionar seus ambientes, trazer um ar maior de sofisticação é sempe uma alegria. E pra ser ainda mais sofisticado, escolher as melhores plantas para um jardim vertical é um dos primeiros passos que você vai dar junto com o seu paisagista.


O processo de projetar um jardim vertical precisa ser definido nos mínimos detalhes, e quais plantas escolher não é um detalhe e nem algo mínimo. Muito pelo contrário: elas vão criar a atmosfera, e definir questões cruciais, como frequência de manutenção e a complexidade dela.


Hoje, separei as melhores plantas para um jardim vertical. As que eu uso nos meus próprios projetos, e as que eu sei que são ótimas pedidas pensando tanto na estética quanto na prática.


Vamos saber mais?


Escolhendo as melhores plantas para um jardim vertical


Existem jeitos e jeitos para montar seu jardim vertical, e dentre essas maneiras, as melhores plantas para fazer sua composição.


Veja um exemplo meu. Na Limpebrás aqui de Uberlândia, montei um jardim vertical usando primariamente a samambaia, mas não somente ela. O resultado é um jardim vivo, orgânico, que parece ter crescido ali ao invés de ter sido plantado.


É como se a construção tivesse chegado depois, e o jardim estivesse lá desde sempre. Veja você mesmo:



Em outro ângulo, perceba que a samambaia nesse caso realmente é a parte principal do jardim, mas ela sozinha não surtiria o mesmo efeito orgânico no ambiente:


Ainda no projeto da Limpebras, mas em um local diferente, temos uma composição em que a samambaia é a única protagonista.Nessas fotos que você vai ver logo abaixo, o efeito não é de um jardim etéreo, que dá a sensação de que sempre esteve lá, mas ainda sim tem a sua beleza e importância dentro do projeto paisagístico.


Aqui, a samambaia parece brotar das próprias paredes. Parece querer trazer vida aos tijolos por vontade própria. Isso é atingido principalmente pelo seu protagonismo sendo a única espécie exibida. Veja:



São diferentes aplicações da mesma ideia. Um jardim mais selvagem versus um jardim mais contido. Uma construção que nasceu em volta do jardim contra um jardim que invadiu a construção.


Esses são só dois exemplos de estilos de jardim vertical que eu gostaria de te mostrar antes da gente passar para a lista das melhores plantas. Porque eu vou trabalhar aqui principalmente com espécies, e não teria tempo de mencionar que várias podem ser acomodadas na mesma parede.


Ficou tudo claro? Então seguimos:


As 3 melhores plantas para um jardim vertical

Separei nessa lista plantas que eu já tive a oportunidade de trabalhar e de incluir nos meus projetos. Vou levar em conta principalmente:


  • O fator estético;

  • A disponibilidade da espécie;

  • A facilidade de manutenção do jardim.


A lista não vai seguir um ranking, então não tem uma espécie melhor que a outra. Estou colocando aqui as que funcionam no contexto de painéis verticais ao sol e também para interiores, pensando na totalidade do seu projeto de arquitetura.


Vamos?


1 - Aspargo Pluma


Nesse jardim vertical, usei o aspargo pluma para a sustentação do visual na parte inferior do muro, fazendo uma divisa com o asplênio plantado em curva. Veja como fica o resultado e depois falamos mais sobre a espécie:



O Asparagus densiflorus, ou aspargo pluma, é uma planta de manutenção muito simples, não requer podas e ama sol. É uma das espécies mais usadas no paisagismo, principalmente junto com outras, para criar um painel vertical externo.


Escolhi o aspargo também pela sua propagação. Bem cuidado, ele vai crescendo sem você nem perceber. E para reproduzi-lo, basta cortar um galho com frutos e plantar novamente.


E falando nos frutos: esse é o principal problema do aspargo pluma. Eles são tóxicos e não devem ser ingeridos. Muito cuidado com as crianças e pets!


2 - Samambaia




Já falamos um pouco da samambaia, mas ela merece uma menção aqui na lista também por ser uma planta muito versátil e resistente.


A samambaia chorona, essa que você está vendo aí na foto, é ótima para projetos paisagísticos de jardins verticais. De crescimento rápido, ela preenche completamente o jardim em alguns meses, e sua manutenção é bem fácil de fazer.


Uma ideia para o seu jardim: você pode instalar uma grade por trás, como fiz nesse projeto, e ter um jardim enorme com 5 ou 6 plantas, sem gastar demais - é possível encontrar mudas à partir de R$ 20,00.


A samambaia é de fácil manutenção, mas requer rega constante. O solo deve estar sempre úmido, e o ambiente não pode ser de muito vento, pois suas raízes não são muito fortes.


3 - Asplênio


Eu gosto de usar o Asplênio como complemento na maioria dos painéis verticais que faço. Eles dão força para a composição, se projetando para frente e trazendo mais volume para a peça como um todo.


No caso deste jardim vertical abaixo, usei o asplênio liso em conjunto com o aspargo e a columéia:



O Asplênio é uma espécie de samambaia, e por isso requer um cuidado especial na rega. O solo deve estar sempre úmido.


Ele não resiste muito bem ao sol, então é necessário um cuidado especial com o plantio. Se dentro de casa, ele cresce muito bem à meia luz ou na sombra. Nos exteriores, escolha um muro onde ele não fique exposto diretamente ao sol na maior parte do dia.


Como incluir um jardim vertical no seu projeto de arquitetura?


Esse é o trabalho do paisagista. Da mesma forma que arquitetos precisam de designers de interiores para a decoração, ele também contrata paisagistas para fazer os projetos de jardim.


Um projeto de paisagismo é extremamente visual, e precisa levar em conta as espécies que mais combinam com você e com o seu projeto. Por isso, normalmente um projeto de paisagismo que inclui um jardim vertical se parece com esse:



Sim, esse aí é um projeto de paisagismo, feito em 3D. Não é uma foto.


A inclusão de um jardim vertical no projeto arquitetônico é algo que pode ser feito em conjunto com o arquiteto. Assim, os dois profissionais juntos conseguem te entregar um projeto muito mais próximo da realidade.


E trabalhando juntos, os dois conseguem encontrar os melhores locais para o jardim vertical, levando em conta a incidência solar, a valorização do ambiente e as espécies de plantas.


Te convido a conhecer meus projetos, tanto em 3D quanto os já executados. Assim você consegue ter uma visão do que esperar, e como suas plantas favoritas podem ser incluídas em um jardim vertical.


Te espero lá. Um abraço.


- Alberto.



banner-lateral.jpg
Workshop com turmas limitadas

Conheça e faça sua reserva pelo site. Turmas exclusivas, com foco em estudos do universo paisagístico, ótimo para estudantes e recém formados em Arquitetura, Design, Agronomia e áreas afins.

Conheça
Posts Recentes
Categorias
bottom of page